Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de julho de 2020

BREVIÁRIO

O PODER DO CREDO

Posted: 08 Jun 2020 06:18 PM PDT

Quando alguém acordava depois de um sonho ruim ou dizia ter sentido um calafrio, visto um vulto, alma, escutado vozes ou qualquer outra manifestação espiritual ou de presença demoníaca, minha avó sempre dizia: Reze um Creio em Deus Padre!
E sempre contava algum caso em quem fez uso desta oração para afastar o mal.

Ouvi, numa Missa, a leitura do Evangelho abaixo e lembrei do que minha avó dizia sobre o credo:

"E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê.
E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade."
São Marcos 9,23-24

Antes de Jesus fazer o milagre da ressurreição de Lázaro, Santa Marta de Betânia rezou um Credo:

"E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?
Disse-lhe ela: Sim, Senhor, creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo."
São João 11,26-27


Rezar o Credo é também realizar em nós a obra de Deus:

"Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou."
São João 6,29

E foi diante do Credo de São Pedro que Jesus o proclamou Papa da Santa Igreja:

"Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?
E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.
Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;"
São Mateus 16,15-18

Assim, rezar o Credo é sempre abrir caminho para a obra de Deus acontecer em nossa vida


Aprenda a rezar o terço em inglês | Deo Vero


Talvez, por isso, o credo seja a oração que inicia o rosário. Proclamamos nossa fé para estarmos abertos aos milagres e aos dons ou missão que Jesus nos quer confiar.
Na Missa, rezamos o Credo após ouvir a Liturgia da Palavra como uma resposta à Palavra de Deus, como se fosse o sim de Nossa Senhora depois de ouvir o Arcanjo São Gabriel.  
Dizemos nosso sim para depois pedir graças a Deus na Oração da Assembleia, pois é depois que os Santos proclamavam sua fé que Deus operava suas graças.

O Credo é uma das orações mais antigas da Igreja e muitos atestam ser origem apostólica. Por isso, o nome de Símbolo Apostólico ou Símbolo dos Apóstolos.

Santo Ambrósio (340-397), bispo de Milão, doutor da Igreja nos diz sobre o Credo que:
“... é o símbolo guardado pela Igreja Romana, aquela onde Pedro, o primeiro dos apóstolos, teve a sua Sé e para onde ele trouxe a comum expressão da fé” (CIC §194)."
“Este símbolo é o selo espiritual, a mediação do nosso coração e o guardião sempre presente; ele é seguramente o tesouro da nossa alma” (CIC §197).
 Os seus doze artigos, segundo uma tradição atestada por Santo Ambrósio, simbolizam com o número dos apóstolos o conjunto da fé apostólica (cf. CIC §191).

Por isso, em qualquer oração de Cura, Exorcismo, Bênção, Petição, é importante rezar o Credo com muita fé, piedade e devoção. Muitas graças recebemos quando rezamos com piedade, coração e comprometimento essa oração antiquíssima.


Eu creio! - Clube da Evangelização




Nenhum comentário:

Postar um comentário